segunda-feira, 12 de maio de 2014

PEQUENAS E MALÉFICAS

São muitos os insetos que podem atacar as orquídeas: pulgões, percevejos, trips, cochonilhas, formigas, besouros e lagartas.
As lagartas invadem e se alimentam dos tecidos vegetais dos pseudobulbos e formam galerias no seu interior, podendo chegar a destruí-los.
Para evitar os danos causados pelos insetos é necessário uma constante vigília no orquidário ou no local onde se encontram as orquídeas.
A manutenção deve ser persistente, conservando o bom estado nutricional das plantas, deve haver muita limpeza e observação, mas mesmo com todo este cuidado os insetos aparecem, principalmente se as orquídeas estiverem expostas no jardim.
Hoje encontrei estas lagartinhas atacando as flores dos Epidendros que tenho em uma jardineira. Podemos perceber que ela pratica uma camuflagem, ficando parecida com a cor da flor e assim dificultando a sua identificação. Neste caso é preciso tirá-las manualmente, pois ainda não causaram tantos danos aos exemplares.
Por isso muito cuidado: sempre observe as folhas, flores e substratos, pois algum inseto indesejável pode estar escondido lá.




São lagartas que assumem a cor da planta como mecanismo de defesa

(mimetismo). É preciso muita atenção para identificá-las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário