domingo, 2 de fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO

Olá, caros amigos.

Estou aproveitando esta oportunidade para compartilhar com vocês uma paixão antiga: orquídeas.
Quando minha família e eu nos mudamos para Socorro, ficamos morando na casa da minha avó.
O quintal da minha avó era encantado: galinhas, ovos fresquinhos, os canteirinhos com flores, os vasos com folhagens e antúrios e uma parreirinha de uvas pretas. Debaixo desta parreira, ela cultivava suas poucas orquídeas.
Além do seu crochê primoroso, minha avó era sábia para cuidar de plantas. Na sua época, ela não tinha acesso à literatura que tratava de orquídeas. Agia com sua experiência e intuição.
Com a observação do passar dos anos, minha avó entendeu que as orquídeas precisavam de um lugar fresco, sem luz direta do sol, água com moderação e de troncos de árvores para que se fixassem e se sustentassem.
Bons tempos aqueles em que eu me sentava no degrau da porta de passagem para o quintal e ficava contemplando suas flores durante muito tempo.
Ao mesmo tempo que contemplava o quintal de minha avó, eu tinha amigos e minha vida escolar.
Em um de meus aniversários, um desses amigos que eu tanto amava e que infelizmente já se foi, apareceu à tarde na minha casa para me dar um presente. Que emoção e surpresa! Ele trazia em suas mãos uma caixinha transparente com uma flor de cattleya  lilás dentro, parecida com uma das que minha avó tinha.
Alguns anos se passaram e eu me casei. Junto com a minha mudança eu trouxe uma orquídea que sobrou de minha avó. Como eu ainda não tinha um jardim com árvores, ou um espaço adequado para ela, resolvi amarrá-la na árvore (magnólia) da calçada de minha casa.
Um dia voltando de viagem, já na esquina notei que a orquídea estava toda picada no chão; não consegui salvá-la, pois os danos foram grandes.
A partir daí, eu e meu querido marido começamos a ajeitar os ambientes em casa, fomos comprando terrenos, fizemos um orquidário pequeno que ainda não é o ideal.
Tivemos muitos obstáculos, mas se nunca desistimos é porque achamos um sentido importante nesta tarefa. É um investimento grande em todos os sentidos. É preciso tempo, dedicação e paciência, pois nem sempre as coisas saem como gostaríamos.
Espero ajudar um pouco os interessados com o pouco conhecimento que tenho e com a literatura que consegui no decorrer desses anos.
Sejam bem-vindos. Espero que gostem, que seja benéfico e útil para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário